Hoje é o dia do Profissional da Contabilidade, razões para celebrar!

No Brasil, Fernando Pessoa também é reverenciado entre um outro tipo de público, os profissionais contábeis. Isso porque o escritor dividia sua rotina literária com o trabalho em escritório, atuando como guarda-livros.

Era janeiro de 1928 quando Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, escreveu “Tabacaria”, considerado um dos mais conhecidos e influentes poemas da língua portuguesa. "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo". Retratando uma sensação do infinito, cuja presença coloca o ser humano sensível a ideias tanto quanto aos fatos, o poema é um marco da era do modernismo e serve de inspiração para leitores de diferentes idades e partes do mundo.


No Brasil, Fernando Pessoa também é reverenciado entre um outro tipo de público, os profissionais contábeis. Isso porque o escritor dividia sua rotina literária com o trabalho em escritório, atuando como guarda-livros. O mais ilustre profissional da contabilidade já nascido se tornou um símbolo da profissão, que em 25 de abril celebra o Dia do Profissional da Contabilidade.


Quase 100 anos depois de “Tabacaria”, a ciência contábil continua sendo uma área com muitas oportunidades e com um futuro promissor no Brasil.


Trabalho contábil

Seja qual for o momento econômico, o trabalho do profissional da contabilidade é essencial para a tomada de decisões de empresas de todos os portes e segmentos, públicas ou privadas. É conhecedor das técnicas contábeis, consultor de gestão e do empreendedorismo e, pela sua característica atua diretamente na governança, apontando caminhos e soluções para o direcionamento ético e técnico dos negócios.


E, se antes era vista como uma atividade masculina, a profissão hoje tem uma significativa participação feminina, pois já representam 41,6% dos profissionais registrados pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, entre cerca de 150 mil técnicos e contadores paulistas.


O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas, já que dependem da prestação de serviços dos profissionais contábeis para a garantia e sustentabilidade de sua continuidade.


A complexibilidade do emaranhado fiscal e tributário em nosso Brasil é um capítulo à parte. Nos últimos meses, os profissionais da contabilidade tiveram que colocar em prática dezenas de medidas provisórias, com a responsabilidade de interpretá-las corretamente e explicar aos seus clientes como cada uma influi em seu negócio.


Quando falamos em tributos, podemos afirmar com segurança que a cultura arrecadatória por aqui é extremamente avançada. Por isso, para atravessar o momento delicado pelo qual as empresas e os contribuintes passam, a orientação dos profissionais contábeis é essencial para um adequado planejamento tributário.


Reconhecimento da classe contábil

Assim como as demais classes profissionais, os profissionais contábeis também clamam por mais reconhecimento do poder público e apoio para as empresas dos diversos setores, que ficaram entrincheiradas entre as medidas de isolamento social e a manutenção dos prazos das obrigações tributárias principais e acessórias.


As prorrogações de obrigações principais e acessórias tributárias, como o adiamento do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, vêm sendo anunciadas homeopaticamente, num ritmo ainda aquém da urgência que essa agenda demanda.


Além da postergação de tributos, a classe contábil também vem lutando pelo apoio público ao pequeno empreendedor brasileiro. O endividamento das empresas nunca foi tão grande, mas não temos notícias de programas focados na remissão de dívidas e parcelamento a longo prazo.


Tecnologia

Muitas empresas contábeis, principalmente os pequenos escritórios, ainda vêm se adequando tecnológica e financeiramente para seguir suas atividades no modelo de teletrabalho.


A transformação digital ainda não é uma realidade em todo o mercado e há um grande universo de microempresas e comércios que ainda não são digitais, com dificuldades até mesmo para enviar seus dados e informações de forma eletrônica.


Por isso, para homenagear todos esses profissionais, sejam eles auditores, peritos, contadores públicos ou acadêmicos, que tanto vêm atuando como conselheiros de gestores e empresários, auxiliando-os diariamente em relação aos caminhos a seguir em aspectos tributários e contábeis seja qual for o momento econômico, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo parabeniza os profissionais paulistas e de todo o Brasil pelo Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado neste 25 de abril.


* José Donizete Valentina é presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).


Fonte: Portal Contábeis.

Posts Relacionados

Ver tudo